O que a tecnologia tem feito pelo setor de saúde?

O que a tecnologia tem feito pelo setor de saúde?

A tecnologia está  a cada dia a passos mais firmes para dominar todos os mercados e segmentos, e a área da saúde não estaria atrás de todas essas mudanças. A evolução da medicina no sentido científico vem aliada a introdução de aplicativos, softwares e hardwares para facilitar a rotina de profissionais do setor e pacientes.

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muitas questões que estavam adormecidas vieram à tona. A necessidade de distanciamento permitiu às pessoas se aliarem totalmente à tecnologia para dar continuidade a um “novo normal”. Empresas que souberam se reinventar identificando novas demandas, conseguiram se ajustar a esse novo mercado totalmente tecnológico.

A saúde cria metas para o aprimoramento tecnológico em todas as suas vertentes, enquanto a tecnologia ganha grandes avanços na prestação de serviços, equipamentos de última geração e comunicação.

Além do grande avanço no âmbito geral entre saúde e tecnologia, novas descobertas científicas (que envolvem curas de doenças), pesquisas em diferentes setores, inovadores equipamentos de diagnóstico e softwares de gestão e comunicação, são uma realidade graças ao desenvolvimento e à transformação digital.

Tendências Globais de Tecnologia na Saúde

Mas, o que a tecnologia tem feito pelo setor de saúde? Muitas vezes, as mudanças acontecem de forma discreta, possibilitando a transição do que era comum para as novas tecnologias. Provavelmente, você acompanhou consultas à distância ou recebeu notícias de médicos realizando cirurgias com apoio de Inteligência Artificial.

Já está acontecendo a modernização do segmento. Conheça agora as principais mudanças e o impacto da tecnologia na área da saúde. 

Digitalização

Serviços como prontuário eletrônico, prescrição eletrônica, sistemas para gestão médica e softwares são a nova realidade da medicina. Aos poucos, as diversas especialidades da área da saúde vão se inserindo nesse novo método facilitador.

Unificação de Dados

A possibilidade de médicos, clínicas, hospitais e seguros de saúde terem acesso aos dados de seus pacientes no formato eletrônico, é uma praticidade a mais. Todos os usuários passam a ter o direito de acessar online as informações sobre seus atendimentos além de ter a possibilidade de transferir as informações contidas em seu “prontuário online” para qualquer médico.

Quanto mais dados os médicos tiverem acesso, mais aprofundados e completos serão os diagnósticos de seus pacientes. Isso é possível com o uso de ferramentas de blockchain – plataforma de banco de dados para armazenar de forma imutável dados digitais para que possam ser compartilhados de forma segura entre redes e usuários.

Privacidade e sigilo de determinadas informações devem ser mantidas por ética e pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Medicina à distância

Com a mudança de comportamento da sociedade perante as novas formas de usar a tecnologia, apostar em um atendimento mais personalizado é a grande chave. Antes da pandemia já estavam sendo executadas estratégias para atender pacientes em lugares distantes. Em 2020, um grande “divisor de águas” na área da saúde foi a telemedicina, conhecida pelo uso da tecnologia para o fornecimento de informações e atenção médica a pacientes e profissionais da área da saúde com distanciamento.

Em uma pesquisa realizada com 2.258 médicos de todo o Brasil, em fevereiro de 2020, antes do auge da pandemia da Covid-19 no país, a maioria dos profissionais, sendo 90% dos entrevistados, já afirmava ver na tecnologia a melhor forma de melhorar o atendimento à população.

Com a telemedicina, veio a segurança dos dados e a privacidade entre médico e paciente. 70% deles responderam que acreditam ser possível ampliar o atendimento médico além do consultório. 

Prontuários eletrônicos

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), facilita a visibilidade de todo o histórico podendo acelerar descobertas e recomendar com mais eficiência e rapidez o melhor tratamento ao paciente.

Aos poucos os profissionais da área da saúde se conscientizam de que a transformação digital traz eficiência operacional, melhora os indicadores de qualidade além de conectar pacientes e profissionais de forma mais eficaz e dinâmica.

Quando se opta por total acesso a tecnologia, o investimento pode ser grande mas o benefício é gigante. São opções facilitadoras, automatizadas, rápidas e confiáveis.

A humanidade e seus avanços na saúde

Ao longo dos tempos, a humanidade desenvolveu técnicas de prevenção e combate a doenças, que antigamente provocaram tragédias maiores por falta de avanços tecnológicos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a tecnologia em saúde é: “A aplicação de conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida.”

Tecnologia aliada ao setor da saúde

Opções que garantem melhoria e agilidade nos diagnósticos e atendimentos médicos:

  • Softwares de gestão;
  • Softwares de imagens;
  • Protocolos padronizados;
  • Bancos de dados de exames.

Recursos inteligentes nos dias de hoje são a chave para uma maior precisão na área da saúde. Com a automatização dos processos, eles podem extrair informações que serão precisas e importantes como forma de prevenção ou para tratamentos específicos.

Diante de todos os pontos sobre a eficácia de bons aparelhos tecnológicos aliados à medicina, é importante estar bem informado e conhecer todas as vantagens da tecnologia para esse segmento. O primeiro passo para essa “mudança chave” é estar por dentro dos assuntos e conhecer os melhores equipamentos tecnológicos da atualidade.

Lenovo PCSD é hoje a maior fabricante de computadores do mundo, com 24,4% de market share e crescimento contínuo. Um em cada quatro computadores vendidos no mundo é produzido pela Lenovo. No Brasil, a companhia ascendeu à primeira posição no mercado nacional de PCs no segundo semestre de 2020, com 20,5% de participação.

Lenovo está confiante no crescimento de longo prazo dos mercados de PCs e Data Center e está bem posicionada para continuar a desenvolver negócios sustentáveis de longo prazo com alta tecnologia para facilitar profissionais e empresas da área da saúde que querem crescer junto com a nova era da tecnologia em tempos incertos.

Cadastre-se em
nossa newsletter